quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Um velho equívoco


No século XX ficou famosa a expressão la politique d'abord, cunhada pelo irrequieto pensador e político francês Charles Maurras (falecido em 1952).
Ensina-nos a boa e antiga doutrina que a finalidade da Política, com P maiúsculo, deve ser o Bem Comum, entendido ele não apenas como um somatório de bens distribuídos com justiça entre os membros de uma sociedade, mas, sobretudo, como uma atmosfera cultural que incentiva os bons a se tornarem melhores e constrange os maus para que não se tornem piores. O cristão autêntico deve não só defender essa correta concepção de Bem Comum como trabalhar, tanto quanto lhe for possível, para que ela seja colocada em prática.

Acontece - e não é de hoje - que a Política é mesmo um tema apaixonante, tanto para gregos como para troianos. Um católico, mesmo posuidor de ótima escolaridade e não inferior cultura, pode eventualmente aderir a essa paixão e, sem sentir, acabar cometendo o perigoso equívoco de Maurras. No fundo, é a quebra de uma desejável hierarquia, aquela que sabiamente coloca a moral subordinada à contemplação do Eterno.

Nenhum comentário: