segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Um educador beneditino



Faleceu no dia 28 de janeiro, aos 97 anos, Dom Lourenço de Almeida Prado OSB.Durante quase meio século Dom Lourenço foi Reitor do Colégio de São Bento, anexo ao mosteiro dessa mesma ordem, situado no Rio de Janeiro.

As frases iniciais deste post poderiam figurar em um obituário convencional, exibido por um jornal ou uma revista noticiosa, e muito pouco, quase nada, informariam a um leitor interessado em conhecer esse monge recém falecido. Entretanto, todos os que tivemos a ventura de conhecer, de acompanhar de perto a atividade de Dom Lourenço à testa daquele venerável educandário carioca podemos testemunhar afirmando isto: Dom Lourenço foi um admirável educador beneditino. Foi um Reitor que se inspirou profundamente nas lições implícitas na milenar Regra escrita pelo santo que é o Padroeiro da Europa.

Professores, funcionários, alunos, familiares de alunos – todos recebiam daquele homem, circunspecto e sereno, uma influência benéfica, pacificadora, com certeza fruto da vida interior de um monge autêntico.

É um lugar comum, e verdadeiro, afirmar-se que o bom educador age sobretudo pelo exemplo. Assim agia Dom Lourenço. Que o Mestre dos mestres o receba em Sua Casa, onde ele vai agora contemplar a eterna Verdade.

Um comentário:

Conrado disse...

Prezado Professor,
Recentemente fiz um trabalho na faculdade para o qual muito me serviram algumas obras do Dom Lourenço - que Deus o tenha - relacionadas à educação.
Um abraço,
Conrado