segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O significado da Idade Média


Se, em uma conversa em família ou entre colegas, nos arriscarmos a fazer elogios à Idade Média, é bem possível que, de repente, alguém nos pergunte: "então você quer dizer que naquela época todos os homens e mulheres da Europa eram santos? Que não havia vaidade, ambição, arrogância ou violência naqueles tempos? "

Um grande escritor brasileiro, em livro que talvez seja a principal de suas obras, discorre com grande perspicácia sobre aquilo que ele chama de envoltória cultural. Em cada época da história a sociedades humana vive justamente sob uma característica envoltória cultural, ou seja, vive inconscientemente sob a influência de um conjunto de idéias e de valores que inspiram todas as ações das pessoas, sejam as ações rotineiras, sejam os atos extraordinários. Quando se estuda sem preconceito a história da Idade Média vê-se que ali houve de fato uma civilização cristã. E é isso o que hoje em dia não existe no Ocidente, ainda que as estatísticas nos digam que existem milhões de batizados nesta região do mundo.

O problema começou a existir há vários séculos. Quando Colombo chega à América, a envoltória cultural européia já estava passando por uma sutil mudança. Camões, em seu maior poema, com mais de oito mil versos, apenas em dois deles refere-se à Cristandade.

Nenhum comentário: