domingo, 22 de março de 2009

O porquê dos longevos


De vez em quando descobrimos que uma pessoa nossa conhecida ultrapassou uma avançada idade, por exemplo, está com mais de noventa anos de vida. Faz algum tempo, comecei a refletir sobre esse fato. Veio-me a pergunta:

-por que alguns poucos são escolhidos pelo Criador para serem longevos?

Acho que duas razões, por assim dizer, explicariam a escolha. A primeira é a de conceder, ao idoso ou à idosa, tempo suficiente para refletir e arrepender-se de todos os muitos erros cometidos ao longo de sua existência neste mundo.

A segunda razão, ligada mais ao Bem Comum do que ao bem da própria pessoa, seria a de dar a ela ampla oportunidade para difundir, para irradiar a sabedoria que adquiriu ao longo dos anos. E aqui cabe lembrar, talvez de modo Acaciano: não confundamos sabedoria com um grande somatório de conhecimentos.

Um comentário:

Rebeca disse...

Me lembrei do John O'Donohue (nosso abeçoado "achado"!)no livro ANAM CARA: "A cultura moderna é totalmente obcecada pela exterioridade, imagem, velocidade e mudança. (...) Os velhos ainda têm as chamas da aspiração ardendo luminosa e belamente no seu coração. A nossa noção de beleza está hoje depauperada porque a beleza se reduziu à boa aprência. Existe um culto à juventude. As pessoas tentam mostrar-se jovens. Fazem operações plásticas faciais e se utilizam de uma lista infindável de métodos para manter a imagem da mocidade. Mas isso não é beleza de forma alguma. A verdadeira beleza é uma luz que provém da alma. Às vezes, em um rosto velho, vemos essa luz surgindo por trás das rugas. É uma visão da mais pungente beleza."