sábado, 10 de janeiro de 2009

Uma guerra antiga e silenciosa


A sangrenta luta na Faixa de Gaza há um bom tempo vem ocupando o noticiário dos jornais, das TV’s e das revistas noticiosas. Seria no mínimo ingênuo minimizar a dramática importância daquele terrível desencontro entre duas culturas. Entretanto, aqui no Ocidente, há muito tempo, vimos enfrentando uma outra guerra, uma luta silenciosa e demorada, e por muito poucos comentada. Qual é essa guerra?

O grande pensador americano Mortimer Jerome Adler levou anos em sua pátria tentando alertar as famílias daquele país no sentido de que não cometessem o erro de estimular seus filhos a quererem ser meramente vencedores na vida . Ele havia percebido, com muita perspicácia, que essa “idolatria” do vencer na vida acaba de fato criando um clima de desumana competição na sociedade humana.

No Brasil há dezenas e mais dezenas de anos enfrentamos o mesmo problema. Um atual exemplo desse fato é o continuado e grande número de concursos públicos, para diversas modalidades profissionais, nos quais é bastante elevado o número de concorrentes e muito pequeno, quase desprezível, o número de vagas; um áspero funil que se transforma em permanente causa de angústia para tantos moços, todos envolvidos nessa guerra antiga e silenciosa.

Um comentário:

Conrado disse...

Prezado Professor,
É de fato uma guerra a situação em que nós jovens nos encontramos...
Um forte abraço,
Conrado