domingo, 25 de janeiro de 2009

A grande novidade da mensagem paulina


Quando lemos com atenção as cartas paulinas, vemos claramente que o Apóstolo não faz vista grossa para a Lei Natural, para as milenares normas morais, haja vista a veemência com que ele lembra tais exigências a seus leitores, seus filhos espirituais. Entretanto, essa mesma leitura atenta deixa claro que o núcleo da mensagem de São Paulo é, sobretudo, uma palavra de vida , inspirada pelo mistério do Cristo. Um exemplo dessa palavra pode ser visto neste pequeno trecho da primeira Epístola aos Coríntios:

Eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. De agora em diante, os que têm mulher, vivam como se não a tivessem; e os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; os que usam deste mundo, como se não o usufruíssem plenamente. Porque este mundo de aparências está a terminar. [1 Cor. 7,29-31].

2 comentários:

Conrado disse...

Prezado Professor,
O nosso Papa Bento XVI, agora não me recordo se em alocução ou em livro, certa vez comentou quão significativa foi a conversão de Saulo. Este, um judeu que se poderia dizer de conduta exemplar (conhecedor da doutrina, moralmente correto, cumpridor dos preceitos religiosos), ao cair do cavalo descobriu que um novo amor, cuja fonte era uma PESSOA, não apenas uma doutrina.
Mas quanto de nós somos capazes de viver segundo esse amor?
Um forte abraço!
Conrado

Rebeca disse...

vou ser sincera: este trecho da mensagem sempre me intriga.