segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O drama atual do Ocidente


Todos os dias somos bombardeados por notícias de fatos dolorosos ocorridos no Brasil e nos demais países do Ocidente, fatos que nos angustiam, entristecem ou até mesmo enraivecem. E aí vem a pergunta incômoda:

por que tudo isso vem acontecendo conosco?

Neste momento, lembro o que escreveu certo leitor do blog do Reinaldo Azevedo:

A Europa que colonizou a América, a África, a Ásia e a Oceania já não era a mesma Europa que havia espalhado, em todas as suas partes, os mosteiros beneditinos; verdadeiras sementes de civilização; fundado as ordens mendicantes; edificado as grandes catedrais de pedra; criado a Universidade; escrito a Suma Teológica de Santo Tomás. Não era a mesma Europa em cujas admiráveis fraternidades de trabalho muitas vezes proibia-se a invenção de instrumentos que aumentassem o rendimento das tarefas, porquanto fazer isso correspondia a incentivar o vício da ganância .

Hoje colhemos os frutos de uma mudança de mentalidade que começou a ocorrer quando se apagou a grande luz do Medievo. Com esse apagamento, termina certa maravilhosa infância e tem início uma inquieta adolescência , que já dura sete ou oito séculos.

Nenhum comentário: