terça-feira, 23 de setembro de 2008

A nobre tarefa de ensinar


Faz uns vinte anos, um bem conhecido professor americano do MIT recebeu brilhante homenagem no Japão, concedida a ele em reconhecimento de suas atividades como docente naquela famosa instituição universitária dos Estados Unidos.

O mesmo professor, em um artigo por ele escrito, declarou que, se tivesse de escolher entre suas tarefas de pesquisador e seu trabalho em sala de aula, faria opção por esta segunda atividade.

Estes fatos me vieram à lembrança quando tomei conhecimento de um artigo, publicado na revista VEJA desta semana, de autoria do economista Cláudio de Moura Castro, pessoa que há vários anos se dedica à analise dos problemas do ensino no Brasil.

É bem possível que esse artigo provoque alguma polêmica, o que seria uma pena, porquanto a verdade é que, em qualquer nível de ensino, o ato de transmitir conhecimentos possui uma especial nobreza. Nele está pressuposta - antes de mais nada - uma essencial generosidade daquele que se propôs a ensinar os menos experientes e menos informados.

Nenhum comentário: