sábado, 29 de outubro de 2011

Um colossal equívoco


Se prestarmos freqüente atenção ao que sucede nas modernas relações humanas de caráter utilitário, ocorram elas no setor do comércio (lojas, restaurantes etc.) ou na área da prestação de serviços (ligados a profissões de vários níveis de escolaridade) , perceberemos um fato criticado com veemência pelo escritor americano Richard M. Weaver em seu clássico livro: IDEAS HAVE CONSEQUENCES. Referimo-nos à lamentável atitude do homem moderno diante do trabalho, ao considerar essa atividade apenas um meio de subsistência. Weaver no livro citado nos lembra que era outra, bem diferente, a atitude do homem medieval.




Isso nos faz lembrar, mais uma vez, o fato de tantas pessoas que, apesar de possuirem ótimo nível de escolaridade, persistem no colossal equívoco de chamar o Medievo de Idade das Trevas. Que o leitor me perdoe pelo desabafo, porém tenho que dizê-lo. Muitas vezes, diante de tanta pequenez no que se refere ao modo como se excuta um trabalho, me pergunto: não seria a nossa a época das trevas?




Não somos ingênuos a ponto de negar a existência de pessoas ambiciosas na Idade Média. Entretanto, eles, os medievais, sabiam perfeitamente que a ambição é um terrível pecado e, como tal, precisa ser evitada

Nenhum comentário: