sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Adendo ao post anterior


No post anterior referi-me a duas atitudes extremas, uma oposta da outra, em relação ao tema do sexo, a do moralista e a do libertino. Diz antigo aforismo latino: "In medio virtus", "A virtude está no meio". Infelizmente, muitas pessoas, ao ouvirem ou lerem esse velho ditado, acham que o meio seja um tipo de média aritmética, uma jeitosa mistura dos extremos. Ora, o meio, no caso, é análogo a uma estreita colina separando duas profundas ravinas. É difícil caminhar no alto dessa colina. A virtude é um habitus moral, é uma perfeição, não um arranjo. E não se confunda habitus com hábito, mera repetição mecânica.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Medindo a maturidade


Um modo fácil de medir o grau de maturidade de alguém é observar como essa pessoa costuma tratar assuntos ligados ao sexo. Quanto mais irreverente for a abordagem, menos madura será a pessoa que está tratando do assunto.

Parece-me que há três modos de abordar o tema do sexo. O primeiro é o do moralista. No extremo oposto está o libertino. A atitude correta é a da reverência em relação ao mistério do sexo.

domingo, 14 de agosto de 2011

O colossal equívoco


Creio que um dos maiores equívocos, se não o maior deles, é o que se mantém quanto à essência do Cristianismo. Uma imensa multidão de pessoas, incluindo até mesmo muitas que se julgam cristãs, colocam no núcleo da religião cristã uma sublime e exigente doutrina moral , cuja aceitação e prática resultaria simplesmente em uma vida menos difícil de ser vivida. Infelizmente, muitos cristãos raramente param para pensar neste fato: o Cristo ressuscitado não apareceu diante de Pilatos e diante dos sacerdotes judeus para lhes dizer: "vejam, estou vivo plenamente!" Essas mesmas pessoas, infelizmente distraídas, não refletem sobre aquele fato perguntando a si próprias: "por que Ele não fez isso?"



Gastamos um tempo enorme discutindo os problemas morais existentes na vida política, econômica e familiar, porém, deixamos de refletir sobre dramáticos e essenciais mistérios. E o maior deles continua sendo o da ressurreição do Senhor.