sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O mistério da Igreja


Não faz muito tempo, citei aqui o velho ditado que afirma: "há males que vêm para bem". Hoje ocorreu um fato que me fez lembrar, mais uma vez, a sabedoria daquela proverbial e antiga afirmativa. Ao ler um texto escrito por um certo jornalista, pessoa muito inteligente e de ótima cultura, deparei-me ali com uma referência pouco feliz à Igreja Católica, e isso levou-me a escrever este post.

Um eventual e malicioso leitor neste momento poderá perguntar: "quer dizer que este post é um inesperado bem resultante do equívoco do tal jornalista?"

Respondo dizendo que não. O bem advindo foi, sim, a minha ida ao Evangelho para conferir, mais uma vez, a solene promessa feita pelo Cristo ao apóstolo Pedro, conforme nos conta São Mateus nos versículos 18 e 19 do capítulo 16 do livro por ele escrito.

Referir-se à Igreja como se ela fosse uma instituição meramente humana é mostrar lamentável desconhecimento do mistério eclesial. Esse mistério está impregnado de beleza, porém isso mesmo acaba dificultando uma desejável visão dele. Vivemos dias em que o Belo anda esquecido, até mesmo por aqueles sapientes em suas muitas e variadas opiniões.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

As conversões de São Paulo e Santo Agostinho


Creio que essas duas conversões sejam bem didáticas, mormente em nossos dias. Comumente somos envolvidos, levados pela agitação dos problemas modernos e, apanhados nesse ruidoso redemoinho, nos esquecemos de nucleares verdades do Cristianismo. Uma delas é a do mistério da vocação. Por que Deus escolhe este ou aquele?

São Paulo era um judeu convicto, zeloso defensor da tradição hebraica - era um fariseu autêntico. Santo Agostinho era um intelectual marcado pelas fraquezas da carne, um pensador atraído pela heresia maniquéia. Cada um deles recebeu um especial convite. Aceitaram-no e passaram a viver em conformidade com a missão recebida.

Não seria o caso de refletirmos sobre a nossa particular, pessoal vocação? Ou permaneceremos ligados aos agitados conflitos da vida moderna?