sexta-feira, 18 de junho de 2010

O silêncio do Cristo


Faz pouco tempo circulou pela Internet um interessante pps intitulado: "O silêncio de Cristo". Trata-se, conforme diz o texto desse pps, de uma lenda norueguesa, na qual o personagem, Haakon, estabelece dramático diálogo com a imagem do Crucificado no interior de uma ermida .

A Internet é rica em mensagens atraentes, como essa a que estou me referindo, mensagens em que algumas verdades estão escritas sobre fotos de belas paisagens, e são lidas enquanto ouvimos agradável música de fundo. No caso ora referido, destaco o título do pps, título cujo significado mais profundo talvez tenha escapado à pessoa que montou a citada mensagem.

Ao longo da história, a começar dos primeiros dias do Evangelho, encontramos vários misteriosos exemplos do "silêncio do Cristo". Um desses exemplos está no fato de que Nosso Senhor ressucitado não aparece diante de Pilatos para lhe dizer: "veja, estou vivo". O silêncio do Cristo está ligado ao misterioso respeito que Ele tem pela liberdade do homem. O Senhor não impõe a ninguém a crença em sua pessoa; aguarda em silêncio a nossa opção.