domingo, 22 de março de 2009

O porquê dos longevos


De vez em quando descobrimos que uma pessoa nossa conhecida ultrapassou uma avançada idade, por exemplo, está com mais de noventa anos de vida. Faz algum tempo, comecei a refletir sobre esse fato. Veio-me a pergunta:

-por que alguns poucos são escolhidos pelo Criador para serem longevos?

Acho que duas razões, por assim dizer, explicariam a escolha. A primeira é a de conceder, ao idoso ou à idosa, tempo suficiente para refletir e arrepender-se de todos os muitos erros cometidos ao longo de sua existência neste mundo.

A segunda razão, ligada mais ao Bem Comum do que ao bem da própria pessoa, seria a de dar a ela ampla oportunidade para difundir, para irradiar a sabedoria que adquiriu ao longo dos anos. E aqui cabe lembrar, talvez de modo Acaciano: não confundamos sabedoria com um grande somatório de conhecimentos.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Um luminoso mistério


Desde o pontificado de João Paulo II o rosário vem sendo rezado ao longo de quatro mistérios. Foi adicionado, aos tradicionais, o conjunto dos mistérios luminosos , rezados em princípio nas quintas-feiras. Como hoje é quinta-feira, vamos no deter em um dos “luminosos”, o mistério das Bodas de Caná.

Creio que, em geral, católicos e protestantes não dão a devida atenção ao milagre realizado naquele encontro. Nós católicos não refletimos bastante que a miraculosa transformação da água em vinho foi feita numa festa de casamento . Os protestantes, por sua vez, não refletem, como deveriam, sobre o magno papel ali desempenhado por Nossa Senhora.

Entretanto, há um outro aspecto a lembrar, ligado às Bodas de Caná. Todos nós – católicos e protestantes – em nossa maioria ficamos desatentos a um fato de transcendente significado na vida humana, que é a nossa essencial necessidade da Alegria .