domingo, 5 de outubro de 2008

Um milagre histórico


É bem sabido que os judeus não tiveram vida mansa na Europa medieval.Explica-se facilmente esse fato levando em conta que a quase totalidade da população européia era constituída por cristãos convictos, todos sabedores de que Jesus havia sido crucificado pelos israelitas. Era realmente difícil, para a sociedade da época, conviver em boa harmonia com os que seguiam apenas o Velho Testamento.

Ora, há dois modernos historiadores judeus, Gustave Cohen e Egon Friedell, que registraram em livro sua entusiasmada admiração pelo Medievo. O primeiro deles é o autor de “La grande clarté du Moyen Âge”. Na última página desta obra está escrito isto:
Les tenèbres du Moyen Âge ne sont que celles de notre ignorence.

O segundo autor (morto pela Gestapo na segunda Guerra Mundial), em seu livro: “ A cultural history of the modern age”, dedica vários elogios à Idade Média, mostrando que ela representava de fato um maravilhoso tipo de renascimento dos povos europeus, como se aqueles homens e mulheres tivessem voltado a serem crianças, não significando isso que eles sofressem de um tipo de doentio infantilismo. Vale a pena, neste momento, lembrar a advertência evangélica: “Se não vos converterdes e vos tornardes semelhantes às crianças...”

De fato, quando se estuda seriamente, sem preconceito, a Idade Média, de repente chega-se à conclusão que ela foi um autêntico milagre histórico.

Nenhum comentário: